Fígado e vesícula biliar



O canal ou meridiano do Fígado (órgão zang) está relacionado com a função e os órgãos fígado e vesícula biliar.
O elemento é madeira; tem como característica dar início a ação e dar movimento às coisas.
Está relacionado aos músculos e tendões.
O órgão dos sentidos que se relacionam com esses meridianos são os olhos.
A RAIVA  e o ÓDIO se identificam com esse elemento por suas características de agitação psicomotora e intolerância.
A estação é a PRIMAVERA, que o VENTO manifesta com sua natureza de "movimentar" as coisas.
FUNÇÕES: armasenar o sangue, assegurar o fluxo suave do QI; controlar os tendões - manifesta-se nas unhas; abre-se nos olhos (olhos vermelhos de raiva e ódio) ; abriga a alma etérea (espírito) - "os olhos são o espelho da alma";

VESÍCULA BILIAR (víscera fu) - elemento madeira.
O canal ou meridiano da Vesícula Biliar tem relação com a função e o órgão fígado - na M.O. diz-se que são acoplados energéticamente.
Comanda função biliar total: intra e extra-epática, incluindo as vias biliares. 
A VB armasena bile e excreta para auxiliar a digestão dos lipídios (gorduras).
Resumindo: principais funções da Vbiliar segundo a M.Oriental são: estocar e excretar a bile, controlar tendões e ligamentos.

 
 RAIVA E ÓDIO
 
Quando sentimos raiva, nossa energia flui, ou melhor, se precipita para cima - ao longo das costas, concentrando-se nos ombros, pescoço, maxilares, cabeça e braços.

 Um fluxo de energia em determinada direção sempre implica alterações fisiológicas correspondentes.

Na raiva o sistema nervoso ativa a musculatura das costas, pescoço, braços, etc... num movimento associado ao fluxo ascente da energia ou QI. Dessa maneira ativa-se o nosso mecanismo de ataque - bater, morder, etc... Esse fluxo para cima é tão forte que muitas vezes a face e os olhos ficam vermelhos e perdemos a capacidade de pensar claramente - devido à excessiva irrigação sanguínea do cérebro. 
 
Ficamos com a cabeça quente literalmente.
Tensões crônicas acumuladas nos músculos dos ombros, braços, pescoço e maxilares podem estar  diretamente relacionadas à raiva reprimida.

A repressão da raiva acarreta problemas como:  dores de cabeça, na visão (cego de raiva... e fica cego mesmo ao longo do tempo), nas pernas e nos ombros, falta de determinação, falta de energia, exaustão, falta de energia sexual (sabe aquela desculpa da dor de cabeça para não transar? ou de não transar por causa da dor de cabeça; vem daí. Inclusive da raiva ou ódio do(a) parceiro(a), irritabilidade, impaciência, dificuldades digestivas, etc...

O SHIATSU e a ACUNPUNTURA são terapias que facilitam na faxina das emoções acumuladas, não resolvidas, mal resolvidas... porque faz circular as energias dos órgãos/vísceras, desfaz os nós, organiza o nosso organismo. 

Nos dá com certeza uma melhor qualidade de vida, criando uma intimidade e consciência que fazem a maior diferença a medida que vamos recebendo, doando, trocando com o terapeuta como paciente. E nos colocando em contato sem nenhuma auto-corrupção (sim, porque o corpo não mente) com as nossas mais profundas verdades.

É para quem tem coragem... e um pouco de dinheiro também!!! 

Fiquem bem e cuidem-se bem... até a próxima!!!


Livia Leão









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respondendo a Ludmila

FISIOLOGIA ENERGÉTICA - Pensando o Fígado...